Olá amigos, quem aqui também está ansioso para jogar o evento de pré lançamento de Guildas de Ravnica? Essa será a terceira vez que eu tenho contato com esse bloco cheio de histórias, cartas emblemáticas e muita diversão. Mas como sempre, meu foco são as regras que aparecem a cada lançamento de edição. E dessa vez não será diferente: 5 guildas geram 5 habilidades, uma delas já conhecida e 4 novas. Então vamos lá ao que interessa!

Guilda Boros – Habilidade: Mentor

Mentor é uma habilidade que desencadeia toda vez que uma criatura com Mentor ataca. Caso a criatura com Mentor ataque sozinha, nada acontece, mas se uma criatura com Mentor atacar com outras criaturas, podemos escolher outra criatura atacante com menor poder do que a que possui Mentor. Conforme a habilidade resolve, comparamos os poderes das 2 criaturas, se o poder da criatura alvo ainda for menor do que a com Mentor, a criatura alvo recebe um marcador +1/+1. Múltiplas habilidades desencadeadas de Mentor requer uma certa coordenação para conseguirmos os efeitos desejados.

Você controla um Marreteiro, um Sargento Cambaleante e uma criatura 3/3 e ataca com as 3 criaturas. A habilidade do Marreteiro pode dar alvo no Sargento Cambaleante ou na criatura 3/3, e a habilidade do Sargento Cambaleante pode dar alvo na criatura 3/3. Caso você queira dar alvo com as 2 habilidades de Mentor na criatura 3/3, temos que perceber que a ordem em que colocamos as 2 habilidades importa muito. Como são 2 habilidades desencadeadas que desencadearam ao mesmo tempo, elas são colocadas juntas na pilha, o que podemos fazer é ordená-las. Se colocarmos a habilidade do Sargento Cambaleante primeiro na pilha, e depois a do Marreteiro, a habilidade do Marreteiro resolverá primeiro, fazendo com que a criatura 3/3 receba um marcador +1/+1, ficando 4/4. Na hora que que a habilidade do Sargento Cambaleante for resolver, veremos que as 2 criaturas tem poder 4, fazendo com que a habilidade não faça nada. Para que consigamos tirar o maior proveito das habilidades, temos que colocar a habilidade do Marreteiro primeiro e depois a do Sargento Cambaleante, porque na hora da resolução, a criatura alvo terá poder 3 na resolução da habilidade do Sargento, que tem poder 4, e terá poder 4 na hora da resolução da habilidade do Marreteiro, que tem poder 5. E dessa maneira tiramos o maior proveito das habilidades, transformando uma criatura 3/3 em uma criatura 5/5.

Guilda Dimir – Habilidade: Vigiar

Vigiar é uma palavra que está sempre acompanhada de um número. Ao resolver uma mágica ou habilidade com vigiar, olhe a quantidade de cartas do topo do seu grimório correspondente ao número impresso, e você pode mudar a ordem das cartas ou colocar qualquer número delas no seu cemitério. Siga sempre a ordem que está impressa na carta:

Destrua a criatura alvo primeiro e depois use a habilidade de Vigiar, não podemos fazer ao contrário, como vigiar primeiro e depois escolher uma criatura para destruir.

Guilda Izzet – Habilidade: Recarregar

Encontramos a habilidade de Recarregar em feitiços e mágicas instantâneas. Podemos conjurar um card com Recarregar do nosso cemitério pagando o custo de mana normais e um custo adicional: descartar um card de sua mão. Conjurar cartas com Recarregar segue a mesma regra de tempo, feitiços só podem ser conjurados nas nossas fases principais. Após a conjuração de um card pelo seu custo de Recarregar, ou seja vindo do cemitério, ele deverá ser exilado.

Guilda Golgari – Habilidade: Necronutrimento

Necronutrimento checa a quantidade de criaturas que você possui em seu cemitério, e cada habilidade de Necronutrimento é diferente, então temos que prestar atenção quando a habilidade resolver ou como ela se comporta durante o jogo caso seja um efeito estático.

Guilda Selesnya – Habilidade: Convocar

Convocar é a habilidade que já conhecemos, pois estava presente na última vez que Ravnica foi lançada. Convocar permite que você vire criaturas para diminuir o custo de mana que devemos pagar por uma mágica com Convocar. Cada criatura pode diminuir o custo em 1 mana, seja ela específica, seguindo as cores da criatura, ou então em 1 mana genérica. Exemplo: Uma criatura verde pode diminuir o custo de mana que pagamos em 1 mana verde ou 1 mana genérica. Uma criatura incolor pode diminuir o a mana que pagamos em 1 mana genérica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *