Olá amigos, animados para o pré lançamento de Dominária? Eu também estou, e novamente estou aqui para esclarecer as novas mecânicas da edição. Então vamos ao que interessa:

Sagas
Reforçar
Histórico
Feitiços Lendários

SAGAS

Sagas são um novo tipo de encantamento, algo nunca visto antes, que remetem a quantidade de histórias que Dominária possui. Cada Saga possui 3 capítulos, representados pelos símbolos I, II e III. Cada capítulo corresponde a uma parte da história e também a um efeito. Vamos usar como exemplo a Saga vermelha rara A Primeira Erupção.

Cada Saga entra no campo de batalha com um marcador de conhecimento, e a conforme a fase principal pré-combate se inicia dos turnos seguintes (logo após a etapa de compra), é colocado outro marcador de conhecimento em cada Saga que você controla. Adicionar marcadores dessa maneira em uma ou mais Sagas não usa a pilha, ou seja, não pode ser respondido, mas as habilidades dos capítulos são desencadeadas, elas vão para a pilha e podem ser respondidas. Cada capítulo tem uma habilidade, que é uma habilidade desencadeada, que desencadeia assim que o marcador de conhecimento é colocado na Saga em questão. Colocar um marcador de conhecimento em uma Saga não faz com que os capítulos anteriores desencadeiem, apenas o capítulo relacionado ao número atual de marcadores de conhecimento. Então ao conjurarmos A Primeira Erupção, ela receberá um marcador de conhecimento, e o primeiro capítulo irá desencadear, fazendo com que A Primeira Erupção cause 1 ponto de dano a cada criatura sem a habilidade de voar no campo de batalha. No próximo turno, assim que a fase principal pré-combate iniciar, colocaremos o segundo marcador de conhecimento, e a habilidade desencadeada ligada ao segundo capítulo irá desencadear, adicionando 2 manas vermelhas a nossa reserva de mana. No próximo turno, A Primeira Erupção receberá o terceiro marcador de conhecimento e a terceira habilidade vai desencadear, e nós teremos a oportunidade de sacrificar uma Montanha e dar 3 pontos de dano em todas as criaturas no campo de batalha. Algumas Sagas possuem a mesma habilidade desencadeada para símbolos diferentes, tendo como exemplo a Saga branca História de Benália

Essa e outras Sagas da coleção Dominária possuem a mesma habilidade para mais de um capítulo. Então ao conjurarmos Historia de Benália, colocaremos um marcador de conhecimento e criaremos uma ficha de criatura 2/2 branca com Vigilância do tipo Cavaleiro. No turno seguinte, colocaremos o segundo marcador de conhecimento e colocaremos outra ficha de criatura 2/2 branca com Vigilância do tipo Cavaleiro. Já no próximo turno, a Saga receberá o terceiro marcador e a outra habilidade desencadeada irá acontecer, fazendo com que as criaturas do tipo Cavaleiro que você controla recebam +2/+1 até o final do turno.
Colocar marcadores de conhecimento nas Sagas é algo obrigatório, você não pode optar por não colocar um marcador. Assim que a habilidade relacionada ao terceiro marcador de conhecimento resolver, a Saga é colocada no cemitério do seu dono.

REFORÇAR

Reforçar é uma habilidade que está voltando, a primeira vez que ela apareceu foi no bloco de Invasão, que também tinha o Plano de Dominária como destaque. Reforçar é um custo adicional alternativo, você pode ou não pagar o custo de reforçar ao conjurar a mágica. Esse custo poderá ser pago apenas uma vez, e apenas enquanto a mágica com reforçar está na pilha. Feitiços e mágicas instantâneas ao serem reforçadas geram efeitos diferentes. Algumas criaturas ganham habilidades desencadeadas caso o seu custo de reforçar seja pago. Se uma permanente com reforçar entrar no campo de batalha de alguma maneira que não tenha sido conjurada, você não poderá pagar o custo de reforçar. Se uma mágica instantânea ou feitiço com reforçar for copiado, se o custo de reforçar foi pago, a cópia também será reforçada. Se uma cópia de uma permanente que teve seu custo de reforçar pago for feita, a permanente gerada não será reforçada. Vamos usar como exemplo pra esse ultimo caso a criatura Devorador Baloth.

Ao conjurar o Devorador Baloth, eu decidi pagar o custo de reforçar, então ele entrará com 3 marcadores +1/+1. Se no outro turno eu conjurar um Clone e escolher copiar o Devorador Baloth, ele entrará em jogo apenas 4/4.

HISTÓRICO

Histórico é um novo termo do jogo que se refere a um card que tenha o supertipo lendário, o tipo de card artefato ou o tipo de encantamento Saga. Algumas cartas em Dominária desencadeiam habilidades ao conjurar uma mágica histórica.

FEITIÇOS LENDÁRIOS

Em Dominária temos alguns feitiços lendários, que só podem ser conjurados caso você controle alguma criatura lendária ou planeswalker.

Então é isso pessoal! Vejo vocês nos eventos de pré lançamento de Dominária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *